DEGUSTAÇÃO 04

 

SIGNIFICADO DOS TERMOS “ATIVO CIRCULANTE” E “ATIVO NÃO CIRCULANTE”

 

Muitos estudantes passam pelo Curso de Graduação em Contabilidade sem entenderem  suficientemente o significado dos termos “Circulante” e “Não Circulante”. Chegou a hora de saber por que a Contabilidade utiliza essas nomenclaturas quando se refere aos elementos patrimoniais que compõe o Ativo de uma empresa.

Em primeiro lugar é preciso ficar claro o seguinte: tudo aquilo que a pessoa jurídica adquire, isto é, compra, à vista ou a prazo, tem uma das seguintes finalidades:

 

  • Para Venda
  • Para Uso

 

Vejamos alguns exemplos:

1 – Uma empresa que revende móveis (cadeiras, mesas, escrivaninhas, guarda-roupas etc.) pode comprar uma grande quantidade de móveis e destinar a maior parte para serem negociados - uma vez que se trata de sua principal atividade; e outra parte para atender às suas próprias necessidades como, p. exemplo, mesas e cadeiras. Estas últimas serão para USO enquanto os primeiros serão destinados à VENDA.  

2 – Uma empresa que compra e revende automóveis, ao comprar seus veículos, pode retirar um ou dois deles para atender às suas atividades administrativas; e os demais destinará às vendas.

3 – Uma empresa que fabrica televisores, ao produzir uma grande quantidade deles, poderá separar alguns para USO, p. exemplo, para serem colocados na sua recepção, na sala de seu  Diretor-Presidente ou, ainda, para serem conectados a câmeras de circuito interno, dando apoio ao seu sistema de segurança.

Essas três situações são apenas algumas. Poderíamos enumerar várias outras. Qualquer que sejam elas, entretanto, só haverá uma das duas destinações possíveis: para venda ou para uso.

Pois bem. Considerando os exemplos dados, a finalidade que será dada aos móveis, veículos e televisores é que determinará sua classificação no compartimento dos ATIVOS CIRCULANTES ou no dos ATIVOS NÃO CIRCULANTES.

Se for para VENDA, os móveis, veículos e televisores serão registrados no ATIVO CIRCULANTE. Entretanto, se for destinado ao USO, a classificação será no ATIVO NÃO CIRCULANTE. No primeiro caso o elemento patrimonial é chamado de ATIVO REALIZÁVEL. No último, de ATIVO FIXO.  

Os termos “Circulante/não Circulante” refletem justamente essa condição.

Vejamos. Quando os móveis, veículos e televisores ingressarem nas referidas empresas haverá um primeiro movimento DE FORA PARA DENTRO desses elementos patrimoniais. Em seguida, na medida em que eles forem sendo vendidos, ocorrerá um segundo movimento, desta vez DE DENTRO PARA FORA da empresa. Por isso tais elementos patrimoniais são chamados de CIRCULANTES. Eles estão em constante movimentação, ora ingressando, ora deixando a empresa. Observe a figura seguir. Ela representa a trajetória de produtos comprados/revendidos numa empresa comercial:

 


Note que se trata de um CICLO. Ele incorpora uma trajetória. Num primeiro momento, a cédula de $ 20 ingressa na empresa (a origem não está demonstrada na figura). Em seguida, são adquiridos para revenda alguns produtos. Tais produtos, ao serem revendidos, transformam-se em novas cédulas (vendas à vista) de valor superior à primeira cédula. A diferença equivale ao LUCRO obtido na operação.

Isso não acontece com os elementos patrimoniais FIXOS, pois são destinados ao uso, conforme dito. Ao ingressarem na empresa eles nela permanecerão ATÉ SEREM EXTINTOS!! A extinção poderá ocorrer por meio da DEPRECIAÇÃO, EXAUSTÃO ou AMORTIZAÇÃO, dependendo da natureza do elemento patrimonial, se TANGÍVEL ou INTANGÍVEL. Observe a próxima figura: 



Considerando os 3 exemplos mencionados, nessa condição estarão os móveis, os veículos e os televisores que a empresa destinou para seu uso. 

Exercício Proposto

Após a leitura do texto tente fazer o seguinte exercício.


02 – A empresa X adquiriu alguns elementos patrimoniais. Uns para USO e outros para REVENDER. A partir dessa premissa, relacione a segunda coluna com a primeira:

 

(1) Ativo Circulante

(2) Ativo Não Circulante

 

(  ) Aquisição de um lote de cadeiras de plástico (para uso)

(  ) Aquisição de um lote de cadeiras de plástico (para revender)

(  ) Aquisição de três mesas (para revender)

(  ) Aquisição de três mesas (para uso)

(  ) Aquisição de um veículo (para revender)

(   ) Aquisição de um veículo (para uso)

(   ) Aquisição de um Edifício (para uso)

(   ) Aquisição de um Edifício (para revenda)

(   ) Aquisição de uma máquina de fazer pão (para revenda)

(   ) Aquisição de uma máquina de fazer pão (para uso)

(   ) Aquisição de um lote de mercadoria (para revenda)

(   ) Aquisição de um lote  de mercadoria (para uso) 


GABARITO COMENTADO: após fazer esse exercício, consulte o GABARITO COMENTADO CLICANDO NO SEGUINTE LINKSIGNIFICADO DOS TERMOS ATIVO CIRCULANTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE - EXERCÍCIOS COMENTADOS


QUERO COMPRAR FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE NA HOTMART

Nenhum comentário:

Postar um comentário